O governador Ibaneis Rocha reforçou a vocação para a sustentabilidade da capital ao reforçar investimentos na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e uma linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos. As afirmações foram feitas no evento Brazil Emirates Conference, promovido pelo Lide, nesta segunda-feira (14), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Recentemente, o GDF sancionou uma lei que reestrutura e amplia o objeto social da Caesb, permitindo à companhia estabelecer parcerias com o setor público e privado, entre elas a geração e comercialização de gás e energia elétrica como atividades econômicas. Essa iniciativa reduzirá o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da empresa.
O governador Ibaneis Rocha reforçou a vocação para a sustentabilidade da capital ao reforçar investimentos na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e uma linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos | Foto: Divulgação
“A Caesb vem passando por uma transformação. Tinha um custo de R$ 220 milhões por ano para suprir as necessidades da companhia. Nós passamos por um processo de transição, tivemos a redução desse custo de 30% desse custo, mas nós entendemos como uma grande oportunidade [assinar o financiamento com um banco alemão] para investir em energia renovável e trazer sustentabilidade às ações da empresa. Separamos um terreno da Terracap para fazer essa parceria, faremos no sistema de concessão, e eles vão instalar a planta que vai suprir toda a necessidade da Caesb, detalhou Ibaneis Rocha.
Ibaneis explicou ainda que a companhia vem passando por uma transformação na transmissão dos dados, deixando de ser analógica e passando a ser digital, incluindo os dados de telemetria, para poder, por exemplo, medir desperdícios no consumo de água. “São vários projetos que a gente vem tocando, e isso vai ter um impacto na vida das pessoas, tanto os que vêm de fora como os que moram aqui”, pontuou. “Quando você leva água para o Sol Nascente, quando faz projeto de urbanização como o de Santa Luzia, uma obra do PAC, mas com financiamento da Caesb, vamos entregar ao bairro mais pobre do DF todas as casas com água, asfaltamento e estrutura”, completou.
“A Caesb vem passando por uma transformação. Tinha um custo de R$ 220 milhões por ano para suprir as necessidades da companhia. Nós passamos por um processo de transição, tivemos a redução desse custo de 30% desse custo”, afirmou o governador Ibaneis Rocha | Foto: Arquivo/Agência Brasília
Linha de crédito para taxistas
Em Dubai, o governador também anunciou que estuda lançar uma linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos. A medida poderá beneficiar cerca de 4,5 mil profissionais.