Na capital federal, o respeito à faixa de pedestres vai além de uma obrigação legal — é um costume que já faz parte do cotidiano dos brasilienses. Em sintonia com essa cultura, o Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para recuperar as suas 4,4 mil faixas e manter o pódio no ranking de referência nacional quando o assunto é travessia segura. A iniciativa garante que, até o início das chuvas, todas as faixas estejam limpas, sinalizadas e visíveis aos motoristas e pedestres.
Para alcançar essa meta, os trabalhos começaram no início da estiagem, em meados de abril. Até o momento, das 4.430 faixas de travessia distribuídas estrategicamente pelas regiões do Distrito Federal (DF), cerca de 70% já receberam os serviços de conservação e manutenção.

Cerca de 70% das faixas do DF já receberam os serviços de conservação e manutenção | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
“Existem dois tipos de material para a recuperação da faixa, o quente e o frio. Em locais com mais movimentação, utilizamos o quente porque a durabilidade é maior. Em pontos onde não há tanto fluxo ou em dias que há previsão de chuva, nós aplicamos o frio, que não depende de condições climáticas adequadas”, explicou o analista em Atividade de Trânsito e executor do contrato de sinalização horizontal do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Manoel Porcidônio.
A manutenção inclui a repintura de faixas em diversas regiões no DF, principalmente no Plano Piloto, onde está concentrada a maior parte das travessias. Por lá, foram finalizadas 246 na Asa Norte e 235 na Asa Sul, com exceção das localizadas na W3 Sul. Desde o início do ano, outras cidades como Fercal, Águas Claras, Cruzeiro, Vicente Pires, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol também receberam os serviços.
A expectativa é que todas as faixas do DF sejam contempladas até o início das chuvas, garantindo maior segurança nas vias. Os trabalhos seguem em andamento em regiões como Vila Planalto, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia e Jardim Botânico.
Manoel Porcidônio: “A gente sempre prioriza que o trabalho seja feito à noite para evitar grandes impactos no trânsito, tendo em vista a necessidade de interromper o fluxo até que o material seque”
