Uma inovação que representa um avanço significativo para a segurança dos pacientes e profissionais de saúde se iniciou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Trata-se da implementação do Mapa de Precauções de Contato, criado pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih). O principal objetivo é identificar, monitorar e controlar a disseminação de agentes infecciosos dentro do ambiente hospitalar, sobretudo aqueles transmitidos por contato direto ou indireto, como bactérias multirresistentes. O mapa foi implementado em todos os setores da unidade hospitalar no início deste mês.
Segundo a chefe do Nucih, Aldyennes Carvalho, ao fornecer uma visualização clara das áreas e dos pacientes que necessitam de precauções adicionais, o Mapa de Precauções de Contato facilita a comunicação entre equipes assistenciais, como enfermagem e médicos, garantindo que todos estejam cientes das medidas preventivas necessárias.
O mapa foi implementado em todos os setores da unidade hospitalar no início deste mês | Foto: Davidyson Damasceno/Arquivo IgesDF