O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) otimizou seu fluxo de atendimentos por meio da implementação de estratégias de gestão eficaz. A conclusão do ciclo inicial do projeto Lean nas Emergências aponta que a ocupação no serviço de urgência e emergência teve redução de 32%. Também houve impacto positivo na qualidade da assistência aos pacientes, maior resolutividade das pendências, mudanças na cultura dos processos de trabalho, comunicação e planejamento.
Projeto Lean nas Emergências faz parte do Proadi-SUS, do Ministério da Saúde, e é executado pelo hospital A Beneficência Portuguesa | Fotos: Divulgação/Agência Saúde-DF
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, executado pelo hospital A Beneficência Portuguesa. Após seis meses de engajamento das equipes do Hran, os resultados positivos já aparecem na qualidade da assistência aos pacientes atendidos, incluindo a redução de eventos adversos.
[Olho texto=”A melhora nos indicadores foi alcançada após um diagnóstico cuidadoso dos fluxos de processos do hospital pelos consultores da Beneficência Portuguesa e gestores do Hran. Em seguida, foi realizada a implementação de diversas ações, como reduzir estoques e realizar reuniões rápidas e resolutivas diariamente” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A coordenadora do projeto Lean no Hran, Katianny Pereira, apresentou aos servidores na quinta-feira (23) os resultados alcançados após o ciclo inicial do projeto. “Estou aqui para agradecer a todo mundo. Os indicadores mostraram que somos capazes, nossas ações repercutiram e, assim, conseguimos melhorar a assistência aos pacientes”, disse aos colaboradores.
