O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) deu início a uma série de reuniões mensais dedicadas à discussão e combate às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas, nesta quarta-feira (26), e marcou o início de um esforço integrado para reduzir os índices de infecções hospitalares e promover uma assistência mais segura e eficiente aos pacientes.
A reunião contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, infectologistas e membros do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH). O objetivo central foi analisar os dados recentes sobre a prevalência de Iras na UTI Adulto, identificar os principais desafios e traçar estratégias multidisciplinares para mitigar esses riscos.
Durante o encontro, foi destacada a importância da integração entre as diferentes equipes envolvidas no cuidado ao paciente | Foto: Divulgação/IgesDF
“As Iras são um desafio complexo que exige uma abordagem colaborativa. A comunicação efetiva e a atuação coordenada entre todos os profissionais são fundamentais para garantir a segurança do paciente e reduzir as taxas de infecção”, explica o infectologista do HRSM, Daniel Pompetti.