Há 43 anos na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o motorista José Divino da Paixão, 69, tem um sonho: formar-se em direito e tornar-se advogado. Na manhã desta terça-feira (27), ele deu o primeiro passo: foi um dos 37 trabalhadores da empresa que retomaram os estudos por meio do projeto Saber sem Idade. A iniciativa oferece cursos de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), adaptados para atender às necessidades de cada participante.
“A maior felicidade da minha vida é aprender. Eu precisei me afastar dos estudos há muitos anos, mas nunca parei de tentar saber sobre tudo. Agora, é minha chance de ter um documento formalizando isso para que eu possa voar mais alto”, comemorou José Divino.

As aulas ocorrem até duas vezes por semana durante 18 meses, sendo 20% presenciais e 80% em formato de educação a distância | Foto: Divulgação/Novacap
Entre os estudantes, ainda há dez analfabetos e a maioria com formação básica mínima (série iniciais). “A Novacap está em uma caminhada para se transformar na principal empresa pública de infraestrutura do Brasil. Estamos investindo em modernização e avanços tecnológicos. Porém, nada disso adianta se não investirmos na capacitação e qualificação de nosso pessoal. Nada supera o valor de uma equipe de trabalho com conhecimento”, enfatiza o presidente da companhia, Fernando Leite.