O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou mais uma etapa na formação de seus líderes. Nesta quarta-feira (9), foi realizada a palestra “Liderança Servidora”, ministrada por João Henrique Borges Lima, coordenador de projetos de tecnologia voltados para a gestão de liderança da empresa Ília Digital.
O IgesDF realizou mais uma etapa na formação de seus líderes com a palestra “Liderança Servidora”, nesta quarta (9); o evento foi direcionado a líderes de UPAs | Foto: Divulgação/IgesDF
O PDL do IgesDF é uma parceria entre a Gerência Geral de Pessoas (GGPES) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep) para o desenvolvimento dos líderes das unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF. A palestra ocorreu no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
João Henrique abordou as obrigações de um líder e os modelos de liderança que as organizações modernas têm aplicado. Foram discutidos exemplos como o Golden Circle, que explica como as empresas podem se destacar no mercado e inspirar as pessoas, e o MGT 3.0, que é uma abordagem moderna de gestão que busca humanizar as organizações, colocando as pessoas no centro do processo.
Também foram abordados temas como promoção da autonomia, incentivo à colaboração e motivação dos funcionários por meio do empoderamento, da auto-organização, do feedback contínuo e do desenvolvimento de competências, entre outros. João apresentou ainda ferramentas de motivação e engajamento para que os participantes possam aplicar junto às suas equipes.
João Henrique entende que a formação de líderes nas organizações é fundamental para uma boa gestão e reconhece que há alguns desafios que precisam ser superados. “O primeiro desafio é a empatia, desenvolver esse sentimento é um pouco complicado. O outro desafio é a consistência, porque na primeira falha nós desistimos. Se a gente vê que, no primeiro momento, algo não está dando certo, o time não está engajado, a gente desiste. Aprendemos aqui, hoje, que é na consistência que nós vamos ver os resultados, até nos pequenos detalhes, como um simples bom dia”, explicou.