Nesta quinta-feira (4), o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, reuniu-se com lideranças para alinhar os detalhes em andamento para o recebimento da Acreditação que será realizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Acreditação é um método de avaliação e certificação de ações relativas à qualidade e à segurança da assistência no setor de saúde.
A reunião ocorreu na UPA Ceilândia 1, que é a unidade-piloto que está prevista para receber a Acreditação ONA, selo de qualidade conceituado no campo da saúde, aplicável a estabelecimentos médicos. Trata-se de uma certificação específica, incorporando um sistema rigoroso de avaliação e certificação de qualidade em serviços de saúde diversos. O foco é aprimorar a segurança e elevar os padrões de qualidade em todos os processos, impulsionando a melhoria contínua.
A UPA Ceilândia 1 se prepara desde janeiro para receber a Acreditação, prevista para ser entregue em novembro | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF
O objetivo é se tornar a primeira Unidade de Pronto Atendimento certificada ONA no Centro-Oeste do país. Atualmente no Brasil apenas 11 UPAs são certificadas. O projeto para receber a certificação teve início em janeiro de 2024, e vem envolvendo todas as áreas e equipes administrativas do IgesDF. A Acreditação ONA da UPA de Ceilândia 1 está prevista para ser realizada em novembro deste ano.