Em menos de um mês, a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde) da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) conduziu mais de 2.700 exames admissionais de professores, pedagogos, orientadores educacionais e gestores educacionais e de políticas públicas nomeados para a Secretaria de Educação (SEEDF). Os servidores foram nomeados pelo governador Ibaneis Rocha em junho de 2024, na maior nomeação da história da Educação no Distrito Federal.
Secretaria de Economia conduziu mais de 2.700 exames admissionais de professores, pedagogos, orientadores educacionais e gestores educacionais e de políticas públicas | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
“A nomeação de um grande número de servidores de uma só vez mobilizou todo o corpo técnico da Subsaúde, responsável pelos exames admissionais que antecedem a posse e a entrada em exercício dos novos servidores. O desafio foi superado com dedicação, profissionalismo e compromisso público por parte da equipe envolvida”, afirma o secretário executivo de gestão administrativa da Seec, Ângelo Roncalli de Ramos Barros.
O número expressivo de exames admissionais realizados, além de ser um marco importante para a Subsaúde, inaugurou um novo método de agendamento das avaliações médicas para os candidatos nomeados a cargos públicos
O subsecretário substituto da Subsaúde, Douglas Amaral, detalha que “nos exames admissionais dos nomeados para a SEEDF, estiveram envolvidos servidores, médicos, peritos ou médicos do trabalho, administrativos, terceirizados e profissionais de enfermagem de vários setores da Subsaúde aptos para a realização dos exames admissionais em tempo recorde com eficiência e cuidado”.
O número expressivo de exames admissionais realizados, além de ser um marco importante para a Subsaúde, inaugurou um novo método de agendamento das avaliações médicas para os candidatos nomeados a cargos públicos, por meio de peticionamento online no Portal Gov.br e a geração de processos eletrônicos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A mudança para o peticionamento online tornou o processo mais ágil, gerando maior comodidade aos candidatos nomeados, uma vez que, antes, para a marcação de exames, era encaminhada uma solicitação via e-mail.
“O peticionamento gera um processo eletrônico com número no SEI e possibilita aos setores envolvidos atenderem a demanda com celeridade. Além disso, proporciona mais transparência e o acompanhamento da pessoa que gerou o peticionamento”, explica a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação da Seec, Lucirene de Almeida Carneiro. A gestora também ressalta a importância da proteção dos dados dos nomeados, já que os processos são criados com níveis específicos de restrição de acesso para documentos pessoais.