Até as 14h desta terça-feira (16), as cinco novas tendas de acolhimento montadas para atender casos suspeitos de dengue receberam 2.680 pacientes. Estes números referem-se aos atendimentos realizados desde a última quinta-feira (11), quando as unidades de saúde começaram a funcionar. A tenda de Ceilândia, localizada no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), inaugurada hoje, deu assistência a 109 pacientes até o início da tarde.
As tendas funcionam com estrutura semelhante à de hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionadas perto de hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O espaço é uma das 11 estruturas que estão sendo entregues à população para dar apoio nos atendimentos da doença. Três delas, localizadas no Guará, Gama e Paranoá, funcionam 24h. A de Ceilândia opera das 7h às 19h, assim como a de Planaltina, inaugurada no último domingo (14). Tendas adicionais serão instaladas em Taguatinga, Varjão, Areal e Vicente Pires, e devem ser finalizadas em breve.
Durante a inauguração da nova tenda em Ceilândia, a vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou a rapidez nos atendimentos, afirmando que “entre a chegada do paciente até a finalização, colocar no soro, dá mais ou menos um tempo de 30 minutos”. Ela ressaltou ainda a importância de um suporte especializado e tecnológico para a população de Brasília. “A gente quer o melhor atendimento e isso se faz com atendimento especializado, com tecnologia de ponta”, completa.
Desde o início do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES), instalou tendas de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue em nove regiões administrativas