O reforço no estafe de servidores públicos tem como objetivo direto a melhoria do atendimento prestado à população. Mas traz, consigo, outros benefícios: desafoga a jornada dos colaboradores, alivia a pressão sobre os gestores e, consequentemente, amaina o ambiente de trabalho. Por isso, tão comentada foi a nomeação dos 7,8 mil novos profissionais de janeiro a setembro de 2024 pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.
O governador Ibaneis Rocha sancionou, em maio de 2023, o reajuste de 18% para os servidores públicos efetivos do GDF e de 25% para ocupantes de cargos em comissão; aumento linear é o maior já concedido na história do Distrito Federal | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
A lista contemplou as áreas mais sensíveis da administração, como Saúde, Educação e Segurança. Apenas em uma única ocasião, foi feito o chamamento de 3,1 mil concursados. O Dia do Servidor Público é comemorado na próxima segunda-feira (28), para a qual foi estabelecido ponto facultativo no Distrito Federal. A data surgiu em 1943, por decisão do então presidente Getúlio Vargas.
“Estamos seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha: trabalhar com planejamento, segurança jurídica, orçamentária e financeira. Investindo na qualidade de vida do servidor público do DF para que isso reflita lá na ponta, na melhoria do atendimento às demandas da população do DF”
Ney Ferraz, secretário de Economia
Do ponto de vista de recomposição salarial, o GDF quitou, em agosto, a segunda parcela do reajuste linear de 18%. Cerca de 200 mil ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional foram beneficiados com a medida.
O reajuste incide sobre vencimentos, proventos e pensões do funcionalismo local e foi dividido em três etapas de pagamento. A terceira será efetuada em 2025 (6%), num total de 18%. O custo para os cofres, só neste ano, foi estimado em mais de R$ 2,6 bilhões.
“Estamos seguindo a orientação do governador Ibaneis Rocha: trabalhar com planejamento, segurança jurídica, orçamentária e financeira. Investindo na qualidade de vida do servidor público do DF para que isso reflita lá na ponta, na melhoria do atendimento às demandas da população do DF”, afirma o secretário de Economia, Ney Ferraz.
Além disso, o GDF tomou outras medidas relevantes para estimular o desempenho e elevar a satisfação funcional. Fortaleceu e ampliou, por exemplo, o GDF Saúde – que hoje é aceito por hospitais de referência como o Sírio-Libanês, de Brasília.