Os moradores do Guará II contam, agora, com um campo de futebol sintético totalmente reformado. Nesta quinta-feira (3), a vice-governadora Celina Leão inaugurou o espaço público, que fica na QE 38, e está de cara nova graças ao projeto RenovaDF, o maior programa de qualificação profissional do país que já certificou cerca de 24 mil alunos desde a sua criação.
O tempo dedicado à reforma durou cerca de três ciclos do programa, quando os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos reformando equipamentos públicos em todo o DF. Durante o período de obras, cerca de 20 turmas do RenovaDF trabalharam no local, totalizando 340 alunos.
Celina Leão: “Ao mesmo tempo que fomentamos a prática de esportes e todos os benefícios que ela proporciona, como disciplina, determinação e respeito, nós damos oportunidade para os estudantes do maior programa de qualificação profissional do país” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Celina Leão lembra que a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), responsável pelo RenovaDF, para a reforma de campos sintéticos teve início quando ela foi secretária de Esporte e 50 campos foram reformados.
“É uma parceria importante, que mantivemos e que faz a diferença para a nossa população. É um trabalho conjunto e articulado da nossa gestão para levar melhorias para a população em todas as áreas”, afirma Celina, ao destacar a importância dessa parceria. “Ao mesmo tempo que fomentamos a prática de esportes e todos os benefícios que ela proporciona, como disciplina, determinação e respeito, nós damos oportunidade para os estudantes do maior programa de qualificação profissional do país.”
Maria Geralda de Araújo Nunes: “O futebol se complementa com a escola. Os professores aqui também cobram que eles estudem”
Morador do Guará II, o estudante Victor Emanuel Nunes de Araújo, de 13 anos, que joga futebol há seis anos no campo, aprovou as melhorias. “Nós vamos aproveitar mais”, disse o garoto, vencendo a timidez. O local também serve como ponto de encontro para jovens e adultos. A mãe de Victor, a babá Maria Geralda de Araújo Nunes, de 43 anos, conta que a prática de esportes ajuda em todos os aspectos da vida. “O futebol se complementa com a escola. Os professores aqui também cobram que eles estudem. E o campo ficou muito bom com a mudança”, elogia.
