Faltando um mês para a 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025, marcado para 7 de dezembro, os preparativos já estão em andamento, aumentando a expectativa entre os futuros noivos. Depois de edições realizadas em locais simbólicos da capital, como o Pontão do Lago Sul e a Concha Acústica, a cerimônia será realizada no Museu Nacional da República.
O Casamento Comunitário é um programa promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) que oferece a casais em situação de vulnerabilidade a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, com toda a estrutura e o cuidado que o momento exige.
Apaixonados desde a adolescência, Yara Ferreira Silva, 36 anos, e Murilo Nascimento, 39, reafirmaram o amor ao lado dos três filhos e de familiares durante a terceira edição do Casamento Comunitário deste ano, realizada em setembro. A dona de casa e o motorista contaram que o desejo de casar sempre existiu, mas a preocupação com os gastos era um obstáculo para a oficialização da união. “Casar sempre foi um sonho, mas os custos, a burocracia e as prioridades com os filhos nos fizeram adiar por muito tempo. Com o Casamento Comunitário, pudemos realizar esse sonho com tudo a que tivemos direito”, contou Yara.
Enquanto isso, quem vive a expectativa pelo Casamento Comunitário com ainda mais intensidade é Jane da Cunha Silva, de 34 anos. A dona de casa se inscreveu no programa durante a edição do GDF Mais Perto do Cidadão em São Sebastião. Além da ansiedade para saber se será contemplada para oficializar a união com o vigilante Josenaldo Francisco da Silva, Jane espera Aurora, a primeira filha do casal. “Não vejo a hora de realizar dois grandes sonhos: casar com o companheiro de toda uma vida e dar à luz à nossa pequena”, contou, emocionada.
Os casais interessados ainda podem participar da última edição de 2025. As inscrições são realizadas presencialmente em pontos de atendimento do DF, como o Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, as Praças dos Direitos da Ceilândia (QNN 13) e do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II), e a Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 09), além das edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorrem quinzenalmente em diferentes regiões administrativas.