Um mutirão de limpeza nas ruas do Itapoã mobilizou os moradores nos últimos dias, com o objetivo de manter a cidade limpa e longe dos perigos da dengue. Com a ação desenvolvida desde o dia 29 de outubro, o Governo do Distrito Federal (GDF) já retirou, até o momento, mais de 1,5 mil toneladas de entulho em ação desenvolvida na região administrativa.

Com a ação desenvolvida desde o dia 29 de outubro, o GDF já retirou, até o momento, mais de 1,5 mil toneladas de ação desenvolvida na região administrativa | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Organizado pela Administração Regional do Itapoã, com o apoio do Polo Leste do GDF Presente (responsável pelas cidades de Itapoã, Lago Norte, Paranoá e Varjão) e de diferentes órgãos do DF, a mobilização teve início no bairro Fazendinha e a previsão é de que na próxima semana mais materiais sejam removidos, desta vez no condomínio Del Lago 2.
“O combate ao descarte irregular de resíduos é fundamental para evitar a disseminação de doenças, principalmente ao mosquito da dengue que se reproduz em água parada”, aponta o administrador do Itapoã, Dilson Bulhões. Ele explica como funciona a ação na RA: “Primeiro nós conversamos previamente com os moradores e pedimos para que eles coloquem os materiais inutilizados e entulhos do lado de fora das casas. Depois passamos recolhendo todo o entulho”.
Maria Eunice ficou sabendo da ação e movimentou a família toda para recolher os materiais que não utilizavam mais
Os locais de mobilização são definidos por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), que identifica os principais pontos com mais casos de dengue. “Com base nessas informações a gente começou nossas ações. O objetivo maior é fazer a limpeza da nossa cidade para combater esses criadouros do mosquito”, explica Josiane Freitas, coordenadora de licenciamento, obras e manutenção do Itapoã.
