O Governo do Distrito Federal (GDF) investe em obras para a segurança e conforto da população. Na região central do Plano Piloto, as obras de recuperação da pavimentação de concreto do Buraco do Tatu, passagem que liga os eixos Rodoviário Norte e Sul, estão sendo realizadas durante todo o mês de julho. O período foi escolhido para aproveitar as férias escolares e impactar o mínimo possível o trânsito. Em torno de 150 mil motoristas que passam pela via diariamente serão beneficiados.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, explica que as juntas de dilatação – que unem as placas de concreto – já foram abertas e que, agora, está sendo feita a recompactação do terreno. Em seguida, haverá nova concretagem “para eliminar os solavancos [causados] pelas juntas de dilatação”.
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
“O DER-DF tem feito [esse trabalho] nas principais vias que têm pavimento de concreto muito antigo, da época da construção de Brasília. É mais um serviço do governo Ibaneis Rocha para melhorar a vida da população”, afirma o presidente do DER-DF.
Esta é a primeira vez que o pavimento de concreto do Buraco do Tatu é reformado. Anteriormente, foram feitas apenas intervenções pontuais. Os serviços em andamento preveem a restauração e o nivelamento do piso, que dará fim às trepidações sentidas pelos motoristas quando passam pelo túnel.
A recuperação consiste na retirada do material antigo das juntas de dilatação e na substituição por um selante com durabilidade prevista de dez anos. As placas que estiverem danificadas estão sendo substituídas por novas. Também estão sendo limpas as canaletas de águas pluviais e os azulejos do Buraco do Tatu.
Esta é a primeira vez que o pavimento de concreto do Buraco do Tatu é reformado. Anteriormente, foram feitas apenas intervenções pontuais. Os serviços em andamento preveem a restauração e o nivelamento do piso, que dará fim às trepidações sentidas pelos motoristas quando passam pelo túnel
