Nas últimas oficinas da 8ª Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), na quinta-feira (20), foram sugeridas práticas para elaboração de projetos e ações focados na recepção do público. Este é um dos conceitos ESG que coloca o cidadão como objetivo central das entidades, tanto públicas quanto privadas. Virtualmente, mais de 160 pessoas participaram da oficina “Design de informação: Como fazer documentos atrativos e fáceis de entender”. Já, presencialmente, na Escola de Governo do DF (Egov), foi realizado novamente o minicurso “Experiência do usuário e governança de serviços”, já ministrado na terça-feira (19).
As duas formações práticas tiveram o objetivo de compartilhar conteúdos e técnicas que promovem a inovação no setor público. As oficinas foram projetadas para capacitar servidores e aumentar a eficácia do Estado, seja melhorando a utilização de serviços ou incentivando a adoção de novas tecnologias.
Na oficina presencial, os servidores participaram de dinâmicas em que tinham de se colocar no lugar do usuário de serviços governamentais | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Erik Nybo, especialista em legal design na Bits Academy, ministrou o laboratório online. No curso, Erik apresentou dicas valiosas para simplificar a comunicação e melhorar o visual dos documentos.
Para implementar os conhecimentos dessa área, é necessário entender problemas como o volume de dados, a linguagem complexa, e a confiabilidade das informações. A apresentação incluiu exemplos de marcas que usam o design para persuadir pessoas a tomar determinadas atitudes.