A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) está promovendo uma pesquisa inédita de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente laboral. A ideia é utilizar os resultados para levantar as principais demandas dos servidores e criar estratégias efetivas e permanentes para que o profissional se sinta bem no seu trabalho, com qualidade de vida e saúde mental.
Para elaborar o diagnóstico institucional sobre Qualidade de Vida no Trabalho, a Sedes-DF contratou uma consultoria especializada para a realização de estudo técnico-científico que vai servir de base para construir a política e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PPQVT) da secretaria. Com metodologia similar adotada em, pelo menos, nove órgãos públicos, a consultoria é conduzida pelo professor Mário César Ferreira, especialista em QVT no setor público e professor do Instituto de Psicologia da UnB.
A ideia é utilizar os resultados da pesquisa para levantar as principais demandas dos servidores e criar estratégias efetivas e permanentes para que o profissional se sinta bem no seu trabalho, com qualidade de vida e saúde mental | Foto: Divulgação/Sedes-DF
Com os resultados da pesquisa, a Sedes-DF vai instituir uma política de qualidade de vida no trabalho com ações que possam, de fato, gerar impacto positivo permanente no ambiente de trabalho, sem focar apenas em ações pontuais realizadas em datas comemorativas. A secretaria tem, atualmente, cerca de 1.800 servidores.