“O ano foi de muitas conquistas no atendimento das pessoas com deficiência (PcDs). Estabelecemos parcerias que propiciaram programas e políticas públicas assertivas, além de fortalecer os serviços que já existiam.
Foram adquiridas novas unidades de vans adaptadas do DF Acessível, para transporte de pessoas com deficiência | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação do Metrô da 112 Sul, continuou sendo referência para quem busca informações.
Um avanço foi a criação do Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcD), para o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). São documentos disponíveis digitalmente, podendo também ser expedidos em formato físico.
A parceria com a Secretaria de Saúde permitiu ações importantes, como a aprovação do CadPcD para o sistema da Codhab e para o Passe Livre Especial concedido pela Secretaria de Transporte Mobilidade. Foram entregues centenas de cadeiras de rodas usuais e cadeiras de banho para os cadastrados no programa Órteses e Próteses.