Com a expectativa de reunir cerca de 2 milhões de foliões nos blocos de rua e festas espalhadas pelo Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se prepara para atuar com um efetivo reforçado neste Carnaval. O diferencial deste ano é o aumento do número de profissionais empregados na segurança dos eventos. Além dos policiais das unidades operacionais e administrativas, alunos do Curso de Formação de Praças XI estarão nas ruas auxiliando no policiamento, um aumento expressivo em relação aos anos anteriores.
As ações serão coordenadas diretamente da Cidade da Segurança Pública, instalada no Estacionamento Norte da Torre de TV, que começa a operar a partir de sábado (1º/3). O espaço funcionará como um centro estratégico para monitoramento das festividades, permitindo uma resposta rápida a qualquer ocorrência.
O DF Folia 2025 será entre os dias 1º e 4 de março, mas Brasília terá eventos carnavalescos até 15 de março, exigindo uma atuação prolongada da PMDF | Foto: Divulgação/PMDF
O DF Folia 2025 será entre os dias 1º e 4 de março, mas Brasília terá eventos carnavalescos até 15 de março, exigindo uma atuação prolongada da PMDF. A corporação estará presente em todos os 62 blocos carnavalescos selecionados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Seec-DF), que foram divididos em diferentes categorias de acordo com o tamanho do público esperado.
Para aumentar a sensação de segurança e evitar crimes, a PMDF instalará linhas de revista nos principais pontos de concentração. O objetivo é impedir a entrada de objetos que possam representar risco à integridade dos foliões, como garrafas de vidro. Evite levar ou consumir bebidas em recipientes de vidro, pois o acesso aos blocos com esses objetos será proibido.