Além de combaterem a criminalidade, vários agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) são atletas de alto desempenho e participam de diferentes competições. A equipe de natação da PMDF disputou a 15ª Copa Comodoro no Iate Clube de Brasília, na semana passada, com outros 150 atletas. Juntos, os policiais conquistaram mais de dez medalhas nas provas.
Disputas diversas, como as da equitação, registram boas colocações de policiais participantes | Foto: Divulgação/PMDF
Além dessas disputas locais e das realizadas em outros estados, há eventos internacionais dos quais os policiais militares participam. É o caso do segundo sargento Wagner Pires, 40. Campeão nas categorias 50 m costas e 50 m borboleta na Copa Comodoro, ele está se preparando agora para os Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games – WPFG), entre 28 de julho e 6 de agosto, em Winnipeg, no Canadá.
“As provas fazem parte do preparo para as disputas, para ajustarmos os erros e verificar os acertos”, conta ele, que está há 12 anos na corporação. “Além de cumprir as nossas cargas diárias, temos a dedicação ao esporte e a tudo que implica a participação nas competições, como dormir mais cedo, ajustes na alimentação, acompanhamento profissional, local para treinamento. Temos o reconhecimento da corporação, que vem se dedicando a apoiar os atletas.”
[Olho texto=”“As competições servem como um treinamento para os cavalos e para os cavaleiros. Ambos acabam ganhando mais expertise para lidar com as condições adversas do patrulhamento nas ruas” ” assinatura=”Capitão Geraldo Neiva, campeão brasiliense do Enduro Equestre 2022″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Da Copa Comodoro, também participaram o tenente-coronel José Afonso Zerbini Jr. (vice-campeão nos 100 m medley e terceiro lugar na categoria 50 m livre), aspirante Caio Cesar (campeão dos 50 m costas e terceiro lugar nos 100 m medley), soldado Jonas Santana (vice-campeão nos 50m costas e 50m livre), segundo sargento Renato Alves e cabo Lúcio Sousa.
