A paixão pela excelência no ensino e pelo aprendizado de idiomas levou a professora de inglês da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Sara Lima até a etapa internacional, e última, do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa Fulbright DAI, do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A candidatura da professora foi selecionada entre mais de 40 inscrições. Os aprovados em todas as etapas do programa participarão de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos EUA com todas as despesas pagas.
Sara ingressou na secretaria em 2013, dedicando-se inicialmente ao ensino regular no 6º e 7º anos no CEF 25 de Ceilândia. Em seguida, movida pelo desejo de aprimorar as habilidades e contribuir ainda mais para a inclusão social, Sara fez o teste de aptidão e iniciou a trajetória como professora dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), onde atuou em diversas unidades, incluindo Ceilândia, Guará, Paranoá e, atualmente, no Plano Piloto.
A professora Sara Lima se classificou em concurso internacional com projeto sobre educação inclusiva | André Amendoeira/ SEEDF
Em 2018, novos objetivos surgiram quando Sara tomou conhecimento do Programa Fulbright DAI e viu na iniciativa uma oportunidade de aprimorar práticas pedagógicas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O processo de seleção para o Fulbright DAI foi desafiador, mas a paixão pela educação e a perseverança foram fundamentais para a superação de cada etapa.
A temática “inclusão”, que precisava estar no projeto de inscrição, despertou o interesse da professora. “Sou apaixonada pelo assunto. Todos os cursos que já fiz permeiam essa área. Amei escrever um pré-projeto sobre isso. Desenvolvê-lo durante um semestre em uma faculdade americana, trocando ideias com docentes intercambistas de outros países, seria maravilhoso”, conta.
Na etapa nacional, composta por três fases, Sara foi avaliada pelo formulário com a descrição do projeto que deseja desenvolver nos EUA e sua relevância para comunidade escolar, por uma prova de proficiência TOEFL e por uma entrevista.
Na etapa internacional, os candidatos serão avaliados com base na experiência educacional, acadêmica e profissional, além da pertinência e impacto do projeto inscrito
Agora, na etapa internacional, os candidatos serão avaliados com base na experiência educacional, acadêmica e profissional, além da pertinência e impacto do projeto inscrito. O resultado desta etapa será divulgado em dezembro de 2024.