Na quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF) e a Coordenação Regional de Educação do Gama, promoveu uma capacitação para professores da rede pública da região, realizada no Centro Educacional (CED) 08 do Gama. A proposta do treinamento é combater a dengue, chikungunya e zika por meio de estratégias pedagógicas nas escolas.
“Temos trabalhado a temática das arboviroses de uma maneira transversal, para que o assunto seja abordado em diferentes disciplinas, como a química, a física, a história, a biologia, entre outras. Nossa ideia é alinhar essa abordagem com a base curricular nacional de forma interdisciplinar, permitindo que os professores incorporem a realidade e o cotidiano no ensino de tais doenças”, afirmou o subsecretário de Vigilância Sanitária, Fabiano dos Anjos, que também ministrou o treinamento.
Temas em pauta incluíram história do Aedes aegypti e o seu ciclo de vida, formas de prevenção e manifestações clínicas da doença | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
Os temas abordados incluíram história do Aedes aegypti e o seu ciclo de vida, as formas de prevenção e as manifestações clínicas. Para o professor de história Victor Carvalho, o treinamento é uma oportunidade para aumentar o entendimento a respeito do mosquito e das doenças. “Essa iniciativa é importante, pois traz de forma abrangente todas as fases do mosquito e as estratégias de prevenção, permitindo uma abordagem mais ampla desse tema com os alunos. Na disciplina de história, por exemplo, podemos explorar a origem do vírus da dengue e como ele chegou ao Brasil”, avaliou.