Representantes do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram, nesta semana, em São Paulo, de uma Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP). A ação faz parte do projeto Saúde em Nossas Mãos, uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada por Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O encontro reuniu profissionais de saúde de várias regiões do país, promovendo troca de experiências e oficinas práticas voltadas à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Entre os principais temas abordados estavam a higienização das mãos, análise de indicadores, modelos de custeio e estratégias sustentáveis de controle de infecções.
Para a chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HRSM, Aldyennes Carvalho, a capacitação foi uma oportunidade valiosa para renovar conhecimentos e reforçar o compromisso com a segurança. “Mais do que ações pontuais, o projeto nos convida a ampliar nosso olhar e construir uma cultura de segurança que vá além da assistência direta”, destaca.
A chefe do Serviço de Enfermagem da UTI Adulto do HRSM, Flávia Carvalho, também avaliou positivamente o intercâmbio com outras instituições. “Ampliamos nossa visão sobre boas práticas, identificamos pontos de melhoria e vamos adotar novos protocolos para garantir mais segurança aos nossos pacientes”.
No HBDF, a chefe da UTI Coronariana, Sandra Feitosa, enfatizou o impacto da capacitação para os resultados futuros. “Nosso maior desafio é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência, e o conhecimento adquirido nos aproxima ainda mais dessa meta”. Já a enfermeira líder da unidade, Karine Cabral Pires, reforçou: “Discutimos ferramentas fundamentais para que as melhorias sejam sustentáveis e de longo prazo”.