Aos 67 anos, Elisabeth de Oliveira é uma pé de valsa de tirar o chapéu. Vai do rock de Elvis Presley ao xote do potiguar Zezo, passando pelos passos flutuantes do rei do pop, Michael Jackson, com a desenvoltura de uma criança feliz. E é assim, sentindo-se uma moleca sapeca sem limites para brincar, que ela integra, em Santa Maria, o grupo de dança do programa Bombeiro Amigo do DF, ação social que oferece a pessoas da terceira idade inúmeras atividades na área educativa, esportiva, cultural, recreativa e de convivência.

Ao todo, 121 idosas fazem parte do grupo de Santa Maria. O total de inscritas em todas as atividades ultrapassa 1.200 | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“Esse programa é tudo de bom para nós da terceira idade; às vezes estamos quietas em casa e, quando chegamos aqui, o astral muda – ganhamos vida, nosso cérebro é estimulado”, diz ela, bastante animada. “É a melhor coisa que tem em Santa Maria, aqui é a academia da felicidade”, decreta, sorriso largo no rosto.
[Olho texto=”“São atividades que trazem equilíbrio, vitalidade, enfim, mexem com a autoestima deles, que passam a ter um tipo de socialização que normalmente não teriam se não participassem desses encontros”” assinatura=”Major Débora Gontijo, chefe dos programas sociais do CBMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]
O encontro na cidade ocorre nas manhãs de terça e quinta, no quartel da 18º GBM, mas se espalha também pelas unidades do Corpo de Bombeiros de Ceilândia, Samambaia, Gama, Guará, Brazlândia e São Sebastião. Em Brazlândia e São Sebastião, os participantes contam, inclusive, com piscinas, onde fazem hidroginástica.
“São atividades que trazem equilíbrio, vitalidade, enfim, mexem com a autoestima deles, que passam a ter um tipo de socialização que normalmente não teriam se não participassem desses encontros”, explica a chefe dos programas sociais da corporação, major Débora Gontijo.
Para participar de qualquer uma das atividades sociais do programa Bombeiro Amigo do DF, que inclui ainda aulas de artesanato, natação, hidroginástica e computação, basta comparecer a qualquer uma dessas sete unidades do CBMDF, assinar uma declaração de saúde e fazer a ficha de inscrição.
