A castração de cães e gatos no Distrito Federal é uma das medidas essenciais para o controle populacional e saúde animal, reduzindo os casos de abandono e contribuindo para o bem-estar dos pets na prevenção de doenças. Nesta linha, o Programa Castra DF oferece o serviço a tutores de forma gratuita e disponibilizou 720 vagas para cães e gatos em fevereiro de 2025.
Ao longo de 2024, a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) atingiu a marca de 15.611 castrações realizadas. “O Governo do Distrito Federal tem um olhar atento e comprometido com essa causa, ampliando o acesso a esse serviço para garantir mais qualidade de vida aos animais e bem-estar à sociedade”, declarou o titular da pasta, Ricardo Villafane.

Ao longo de 2024, a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) atingiu a marca de 15.611 castrações realizadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Os procedimentos são agendados mensalmente pelo site, onde é possível conferir os dias e horários de inscrição, além de mais informações sobre os procedimentos. Entre as clínicas conveniadas está a Coração Peludinho, localizada no Gama; a Clínica Dr. Juzo, que fica em Samambaia; e a Pet Adote, no Paranoá.
O estudante Sebastian Barroso, 23, mora no Sol Nascente e levou o gatinho Apolo para efetuar o procedimento na Clínica Dr. Juzo por meio do programa. Ele já castrou dois felinos pelo Castra DF e descreveu o processo como tranquilo, além de elogiar o atendimento do local. “Todo mundo é muito educado e paciente, além de ser tudo bem explicadinho. É uma ajuda inestimável, porque a gente sabe que a castração é muito cara no particular. Era realmente um preço inacessível para mim, ainda mais por ser estudante, então fico muito feliz de conseguir essas vagas”, observa.
Regras e orientações
Cada CPF pode registrar no máximo dois agendamentos. Apenas moradores do Distrito Federal podem participar, sendo necessário apresentar comprovante de residência no dia da cirurgia. Já menores de 18 anos não podem realizar agendamentos. Também não é permitido trocar, na inscrição, o sexo ou a espécie do animal após o agendamento. Em caso de cancelamento, a vaga será perdida. No dia da cirurgia, os tutores devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência no DF em nome do responsável e comprovante de agendamento impresso.
O médico veterinário Rogério Augusto Juzo explica que o GDF avalia o potencial da clínica no atendimento aos animais, para que a oferta se adeque ao que o local é capaz de comportar
À frente da clínica parceira em Samambaia, o médico veterinário Rogério Augusto Juzo explica que o GDF avalia o potencial da clínica no atendimento aos animais, para que a oferta se adeque ao que o local é capaz de comportar. “As castrações são subsidiadas pelo governo e, concomitantemente a isso, o movimento na clínica aumenta, ajudando a divulgar nossos serviços para a população. Mas ajuda principalmente a população, porque a maioria dos animais atendidos por nós é de pessoas carentes que não podem pagar uma castração em clínicas particulares”, ressalta o profissional.
