
Alunos da rede pública aprendem sobre a cidade durante as visitas guiadas | Foto: Luís Tajes/Setur
O programa “Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui”, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), ganhou mais um atrativo. A Setur, o Ministério Público Federal (MPF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) farão um acordo para incluir o Memorial do MPF nos locais visitados.
Para comemorar a iniciativa, um grupo de 39 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos da Guarda Mirim Social de Brasília participou de uma visitação guiada ao Memorial do MPF. O passeio, realizado na sexta-feira (2), foi acompanhado pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, pela secretária de Ação Institucional do Gabinete da Procuradoria Geral da República, Eliana Peres Torelly de Carvalho, e pelo presidente da TCB, Chancerley Santana.
Visita educativa
Semanalmente, uma tura de alunos da rede pública do DF poderá visitar as instalações do museu, localizado na Procuradoria-Geral da República. O transporte dos estudantes será feito pelos ônibus de turismo cívico da TCB. “Esse trabalho é para que cada uma das nossas crianças conheça a nossa cidade”, explica Vanessa Mendonça. “Essa iniciativa do MPF é mais um passo dado para que possamos promover as atividades turísticas em toda a nossa capital”.
O programa de turismo cívico tem como objetivo proporcionar educação, cultura e cidadania, por meio do acesso de estudantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos a pontos turísticos do DF. “A gente acredita que é pela educação que vamos fazer um país melhor”, destaca Eliana de Carvalho. “A educação não é só na escola. É preciso conhecer o país e a cidade em que se vive, e saber dos seus direitos e deveres”.