Para valorizar o que Brasília tem de melhor no artesanato e no trabalho manual, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (25), uma nova unidade do projeto Artesanato de BSB, no piso Avenida do Alameda Shopping, em Taguatinga.
O novo espaço conta com 12 m² a mais do que a loja anterior e segue como ponto permanente de exposição e comercialização de peças produzidas por artesãos — responsáveis por todo o processo de criação, da matéria-prima ao produto final — e manualistas, que utilizam ou adaptam materiais prontos para criar novas obras. Todos são cadastrados pela Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF).
“Estamos no shopping desde 2019 e, com a troca de local, conseguimos oferecer mais espaço e uma localização melhor para as vendas”, explica Klever Antunes, chefe da Unidade de Promoção do Artesanato e do Trabalho Manual (Unart), da Setur-DF.
Com design moderno e acolhedor, a loja reúne mais de 180 peças produzidas por 30 artistas locais. As obras expressam a diversidade, criatividade e tradição dos trabalhadores do DF, selecionados por meio de chamamento público.
A loja opera em sistema de rodízio, em que cada artesão permanece por três meses vendendo seus produtos. Atualmente, a Setur-DF contabiliza 14,5 mil artesãos e 2,6 mil manualistas cadastrados. “Cada loja atende, em média, 120 profissionais por ano, contribuindo para o fortalecimento do turismo e o aumento da renda deles”, completa Klever.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o espaço vai além da função comercial: “É um ponto de encontro entre cultura, economia e identidade. O apoio da Setur é fundamental para que os artesãos mostrem seu talento, fortaleçam a economia criativa e imprimam a identidade cultural da cidade”.
Fortalecimento da economia
Quando se mudou para Brasília há seis anos, Milenna Pasqualini, 46, transformou o hobby de fazer amigurumi em profissão. “Busquei uma oportunidade de trabalho e descobri que poderia tirar a carteirinha de artesã pela Setur. Isso me abriu as portas para participar dos editais e das lojas.”
Ela participou da segunda edição do projeto Artesanato de BSB, em Taguatinga: “Hoje volto, três anos depois, para essa loja linda”, comemora. Milenna reforça que a experiência no espaço físico melhora muito as vendas. “A loja tem um retorno dez vezes maior do que quando estou vendendo de casa. Aqui, a gente vende quase todos os dias”.