O projeto Dia da Mulher, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), foi reconhecido no IV Prêmio CNJ – Juíza Viviane Vieira do Amaral. A iniciativa foi a sexta colocada na categoria Atores e Atrizes do Sistema de Justiça. A homenagem, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa premiar e dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento a esse tipo de crime, além de conscientizar os integrantes do Judiciário quanto à necessidade de permanente vigília para o enfrentamento dos casos.
Nome do prêmio é uma homenagem à juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Viviane Vieira do Amaral, assassinada em 2020 pelo ex-marido | Foto: Divulgação/DPDF
A premiação homenageia iniciativas em seis diferentes categorias: Tribunal, Magistrado(a), Atores e Atrizes do Sistema de Justiça, Organizações Não Governamentais, Mídia e Produção Acadêmica. A honraria leva o nome da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio praticado em dezembro de 2020 pelo ex-marido.