A Escola Classe (EC) 05 do Paranoá, referência em programas literários no Distrito Federal, realizou, em 25 de outubro, o projeto Conhecendo Autores, Formando Leitores. A iniciativa reuniu cerca de 600 crianças da educação infantil e do ensino fundamental, do 1º ao 5º anos, em torno da literatura infantil.
No projeto Conhecendo Autores, Formando Leitores, da Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos puderam exibir criações inspiradas em obras de autores brasilienses | Foto: André Amendoeira/SEEDF
O evento contou com a participação de cinco autores brasilienses – João Bosco, Mônica Damaso, Giulieny Matos, Tatiane Almeida e Ana Neila Torquato – e apresentou trabalhos dos alunos em sete estantes temáticas, explorando as obras estudadas ao longo do ano.
“As crianças têm muita dificuldade de ler, e os pais também têm de incentivar a leitura, por diversos motivos”, explica Isabel Cristina Chrisostomo, vice-diretora da escola. “Por isso, a escola assume esse papel de aproximar os alunos da literatura, priorizando autores locais para que os jovens possam conhecê-los pessoalmente.”
O escritor João Bosco Bezerra Bonfim compartilha suas experiências com alunos da EC 05 do Paranoá
Da dificuldade ao encantamento
O projeto tem transformado a relação dos estudantes com a leitura, como demonstram três pequenos leitores do 1º ano. Helena Rebeca da Silva Franco, 7 anos, superou suas dificuldades iniciais nas aulas de reforço e hoje é uma entusiasta dos livros. Seu colega Apolo Nauan Rodrigues de Souza, também de 7 anos, se encantou tanto com a obra Lagarta Vitória, de Giulieny Matos, e já sonha em ser escritor. “Eu queria escrever um livro para as pessoas nunca julgarem os outros pelas suas aparências”, contou.