“Transformou e abriu a minha mente. Hoje vivo para mim e vejo que posso mais e consigo muito mais”, relata a maquiadora profissional Ericiane Nascimento da Silva, 31 anos. Junto de outras 640 pessoas, ela foi uma das formandas da oitava etapa do QualificaDF Móvel. A solenidade de certificação ocorreu no Riacho Fundo, nesta quinta-feira (1º).
O formato do programa foi essencial para Ericiane se capacitar. Isso porque o QualificaDF Móvel, um dos principais programas de qualificação do Governo do Distrito Federal (GDF), atua de forma itinerante, levando cursos com alta procura no mercado de trabalho para perto das casas dos cidadãos, ampliando o acesso à formação e impulsionando a geração de emprego e renda.
Ericiane Nascimento da Silva comemora: “O QualificaDF Móvel abriu portas para mim” | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília
Segundo a agora maquiadora profissional, o curso foi fundamental para que ela tivesse coragem de sair de um relacionamento abusivo e conseguir trilhar um caminho rumo à independência emocional e financeira.
“Eu estava presa num relacionamento abusivo há três anos. Quando me inscrevi no QualificaDF Móvel, o curso abriu minha mente. Minha mente estava presa, sabe? Eu vivia no mundo do meu parceiro. Eu não vivia o meu mundo, eu vivia para ele. Hoje eu vejo que mereço muito mais. O QualificaDF Móvel abriu portas para mim”, compartilha, com os olhos cheios de lágrimas. “Eu quero que daqui para frente seja tudo diferente. O curso vai abrir muitas portas para mim. Vai ser só felicidade.”

Na oitava etapa do programa, foram atendidas as cidades de Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Sobradinho II
Na oitava etapa do programa, os 641 formandos se certificaram nos cursos de administrador de serviços hospitalares, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, cabeleireiro, designer gráfico, designer de sobrancelhas, manutenção de celulares, maquiagem profissional e operador de microcomputador. As unidades móveis atenderam as cidades de Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Sobradinho II.
Com quatro carretas equipadas para receber e ensinar os participantes, o programa leva conhecimento para perto de quem mais precisa e não tem condições de se deslocar para estudar.
“O QualificaDF Móvel é a oportunidade batendo à porta das pessoas que, muitas vezes, não têm como se deslocar para outras regiões para se preparar para o mercado de trabalho”
Celina Leão, vice-governadora
“O QualificaDF Móvel é a oportunidade batendo à porta das pessoas que, muitas vezes, não têm como se deslocar para outras regiões para se preparar para o mercado de trabalho. Por outro lado, o programa oferece cursos para áreas com alta procura no mercado. O trabalho do GDF é essencial por fazer essa ponte entre as oportunidades ao mesmo tempo que promove a qualificação das pessoas em situação mais vulnerável. O resultado é dignidade para a população e economia aquecida em todo o DF”, destacou a vice-governadora Celina Leão.
