O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem percebido uma maior conscientização da população sobre os riscos de beber e dirigir. Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito têm notado um aumento no uso de outras opções de transporte por frequentadores de bares e baladas. Essa mudança de comportamento tem contribuído para a redução do número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool.
Em 2024, o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa triplicou, chegando a 7.954 casos – um aumento de 207% em relação a 2023 | Foto: Valquíria Cunha/Detran-DF
Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto, em 2023, foram registrados 26.422 flagrantes – uma redução de 21%. Os dados abrangem todas as autuações realizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito no Distrito Federal.
“É muito positivo que a população esteja mais consciente da gravidade de beber e dirigir, mas, infelizmente, o número de flagrantes ainda é alto. O tema tem sido amplamente abordado em nossas campanhas educativas, e estamos atuando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa. Além disso, estamos suspendendo a CNH dos infratores para retirá-los das ruas e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser populares, mas são fundamentais para a segurança”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.