Na manhã deste sábado (5), a rainha da Dinamarca, Mary Elisabeth Donaldson, acompanhada pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, fez uma visita oficial ao Parque Jardim Botânico de Brasília. O local, um dos pontos turísticos mais importantes da capital, é um centro de referência para pesquisa, educação ambiental e preservação do Cerrado, com espaços dinâmicos dedicados à difusão de conhecimento sobre o bioma.
Durante o encontro, Celina Leão ressaltou a importância da visita para fortalecer o papel de Brasília na preservação ambiental. “É um privilégio poder apresentar as riquezas naturais do nosso Cerrado à rainha da Dinamarca. Esta visita reforça a importância de Brasília como um centro de preservação da biodiversidade e da sustentabilidade. O Cerrado é um bioma único, e cada vez mais pessoas, inclusive autoridades internacionais, têm demonstrado interesse em conhecê-lo e protegê-lo”, destacou a vice-governadora.
Durante o encontro, Celina Leão ressaltou a importância da visita para fortalecer o papel de Brasília na preservação ambiental | Foto: George Gianni/Vice-governadoria
A comitiva foi recepcionada por Daniela Soares, diretora-adjunta do Parque Jardim Botânico, responsável por guiar as autoridades pelos principais espaços do parque. Uma das paradas foi o Cerratenses, o Centro de Excelência do Cerrado, onde a rainha e a vice-governadora puderam observar, a partir de um mirante, as vastas riquezas naturais do bioma. “O Cerrado é uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, e aqui no Jardim Botânico temos a missão de preservar e divulgar essa riqueza para o mundo”, explicou Daniela Soares.
“Brasília está muito honrada em receber a visita da rainha e, a oportunidade de mostrar a ela o nosso Jardim Botânico, reconhecido como um dos melhores do país, nos enche de orgulho. Mostra o cuidado do nosso governo e da população do DF com este espaço tão importante de preservação da fauna e da flora do cerrado”, ressaltou Paco Britto, secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal.