Na última terça-feira (5), uma aula magna sobre governança de serviços reuniu representantes e servidores de diversos órgãos do Distrito Federal. O evento teve como objetivo evidenciar a relevância da participação social no processo de tomada de decisão. Desde 2023, a aula é ministrada na sede da Secretaria de Educação (SEEDF) pela subcontroladora de Governança e Compliance, Cecília Fonseca, e pela ouvidora-geral interina, Fernanda Oliveira, ambas da Controladoria-Geral do DF (CGDF).
A aula magna apresentou soluções em governança de serviços propostas pelos próprios servidores; ao longo do encontro, foram trabalhadas dinâmicas que envolvem técnicas de inovação e mentoria assistida | Fotos: Jotta Castro/SEEDF
A primeira turma contou com a participação de profissionais da Secretaria de Educação. O projeto visa capacitar os servidores para que possam implementar melhorias concretas no cotidiano dos órgãos e oferecer serviços à sociedade com excelência. A governança inclui promoção de diálogo e coordenação nas ações voltadas ao cidadão, integrando-o no processo de tomada de decisão.
Participaram do evento a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o subsecretário-executivo da pasta, Isaias Aparecido, além de representantes das secretarias de Saúde (SES-DF), de Economia (Seec-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD), da CGDF e da Defensoria Pública do DF (DPDF).
“Somos uma rede inclusiva e acreditamos em um trabalho colaborativo. A Carreta da Defensoria Pública é um belo exemplo de parceria com a Secretaria de Educação que deu muito certo”, comentou Hélvia Paranaguá.