[Olho texto=”“O DF é a quarta unidade da Federação com o maior pedido de refúgios. A Sedes mapeou os servidores que têm experiência na pauta de migração e refúgio para compor a equipe que vai atender esse público e romper essa barreira linguística, ampliando o acesso a direitos” – Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]
Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) passaram por um processo de capacitação com organismos internacionais para qualificar o atendimento aos migrantes que chegam ao Distrito Federal. O treinamento de três dias foi realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência da ONU para Migrações, que fez uma parceria com a Sedes para que os servidores recebam esse público de maneira adequada na rede de proteção social do DF.
“O DF é a quarta unidade da Federação com o maior pedido de refúgios. A Sedes mapeou os servidores que têm experiência na pauta de migração e refúgio, pelas suas formações e temáticas de interesse, além de conhecimento em outras línguas, como inglês, francês e espanhol, para compor a equipe que vai atender esse público e romper essa barreira linguística, ampliando o acesso a direitos”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
Treinamento de três dias foi realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM); em fevereiro houve capacitação com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) | Foto: Renato Raphael/Sedes
Em fevereiro, os servidores da Sedes também passaram por uma capacitação com a Acnur, Agência da ONU para Refugiados. A ideia dessa parceria da Sedes com organismos internacionais é preparar os profissionais para que eles consigam compreender as especificidades desse tipo de atendimento.
Para a agente social Vanessa Bernardes, essa é uma oportunidade única para atender de forma adequada à demanda de migrantes, que tem aumentado nos últimos anos.
“Essa é uma demanda de muito tempo nas nossas unidades. Sentíamos falta de ter um direcionamento de como atender melhor essas pessoas, ter capacitações para acessar essas pessoas de forma mais oportuna. Agora, vamos poder fazer uma oferta mais qualificada. Fico honrada de participar de um curso como esse na secretaria”, comemora a técnica em assistência social, servidora da Sedes há 12 anos.
Acesso à saúde e inserção no mercado de trabalho foram alguns dos assuntos tratados na capacitação com servidores da Sedes para o atendimento a migrantes