A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Comissão Eleitoral do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir), lançou nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Edital nº 6/2025, que abre processo seletivo para escolha de representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027.
O processo irá selecionar 11 entidades com atuação comprovada na promoção da igualdade racial, na defesa dos direitos da população negra e de outros grupos étnico-raciais não hegemônicos, como comunidades indígenas, ciganas, povos de terreiro e de matriz africana. Há cinco vagas prioritárias, uma para cada uma dessas comunidades.
O Codipir é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e de controle social vinculado à Sejus. Sua principal função é contribuir para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de promoção da igualdade racial no Distrito Federal. O Conselho também atua no combate ao racismo e na valorização das expressões culturais e religiosas dos povos historicamente excluídos, promovendo o diálogo entre governo e sociedade civil.