Os hospitais coordenados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) contam com 36 terapeutas ocupacionais, profissionais cujo trabalho transforma vidas por meio de intervenções terapêuticas. “Nossa missão é ajudar as pessoas a recuperarem a independência e a participarem plenamente da sociedade no ambiente doméstico, escolar ou profissional”, afirma a terapeuta ocupacional do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Maria Helena Fonseca.
A terapia ocupacional tem raízes históricas na antiguidade, quando atividades como jogos e exercícios físicos já eram vistas como aliadas na cura de doenças. Atualmente, a profissão se dedica à reabilitação e ao bem-estar de pessoas com limitações motoras, sensoriais ou sociais, ajudando os pacientes a desenvolver habilidades funcionais e a superar barreiras que dificultam a independência.
A terapia ocupacional leva em conta a individualidade de cada paciente e o ajuda a voltar a participar de tarefas sociais | Foto: Divulgação/IgesDF