27/10/2025 às 13h49 - Atualizado em 27/10/2025 às 13h49

Testes de soldagem de caixas de acesso com fibra de vidro previnem furtos

Uso de fibra de vidro está sendo iniciado nos postes da 708 Norte

Por

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) começou a usar fibra de vidro para vedar as janelas de inspeção dos postes de iluminação. A medida, que está sendo testada inicialmente na 708 Norte, busca aumentar a segurança das instalações e reduzir furtos e atos de vandalismo, problemas recorrentes em várias regiões do Distrito Federal.

Soldagem com isolante térmico resiste à corrosão e dificulta o acesso aos fios de cobre | Foto: Divulgação/CEB IPes

“A ideia é expandir gradualmente o uso para outras regiões do DF, especialmente onde o furto de cabos tem impacto frequente na iluminação”

Paulo Afonso Machado, diretor de Manutenção da CEB IPes

A fibra de vidro garante alta resistência e durabilidade mesmo em condições adversas. Além disso, o material é isolante elétrico e térmico, resiste à corrosão e tolera bem variações climáticas e exposição ao sol e à chuva.

Segundo o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Machado, o teste está sendo priorizado em áreas com maior registro de furtos de cabos e vandalismo. “Estamos avaliando o desempenho do material e a aceitação em campo”, afirma. “Se for bem-sucedido, a ideia é expandir gradualmente o uso para outras regiões do DF, especialmente onde o furto de cabos tem impacto frequente na iluminação”.

A expectativa é que o novo método de vedação contribua para dificultar o acesso aos fios de cobre, reduzindo custos de manutenção e garantindo iluminação pública de qualidade para a população.

A quantidade de furtos impacta diretamente os serviços de manutenção da empresa. Isso porque as equipes precisam refazer diversas vezes os serviços em quadras que tiveram equipamentos furtados, o que prejudica e atrasa o atendimento em outros pontos. “Nós temos procurado soluções para oferecer qualidade na prestação do serviço de iluminação”, reforça o diretor.

Outras ações

A CEB IPes tem executado diversos mutirões para repor cabos furtados, priorizando as regiões mais afetadas e garantindo o rápido restabelecimento da iluminação pública.

Além disso, a companhia está elaborando uma ação concentrada para soldar as caixas de inspeção, medida que dificulta o acesso indevido aos cabos — especialmente na Asa Norte, onde há maior incidência de furtos. Outras ações também estão em andamento, como substituição de fiação de cobre por alumínio.

*Com informações da CEB IPes