02/10/2025 às 11h01 - Atualizado em 02/10/2025 às 11h06
Unidades de assistência social do DF celebram o Dia Internacional do Idoso
Celebração reforça a importância de garantir direitos ao público com mais de 60 anos
Por
Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promoveu diversas atividades nessa quarta-feira (1º/10) nas unidades de assistência social. A data ressalta a importância de assegurar direitos e dignidade às pessoas com mais de 60 anos.
No Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Mozart Parada, em Taguatinga, a programação teve ginástica e música com o grupo +Vida Viver e Conviver, que tem como objetivo ressignificar o processo de envelhecimento — cerca de 60 frequentadores da unidade participaram da ação. Além disso, houve distribuição de brindes e apresentação do grupo de carimbó da associação de idosos da região, promovendo interação entre os participantes.
No Cecon Parada, a programação teve ginástica, música, distribuição de brindes e apresentação de grupo de carimbó | Fotos: Divulgação/Sedes-DF
“A assistência social garante esse convívio para muitos idosos que não têm renda nem apoio familiar, proporcionando o suporte necessário para que possam viver melhor. É por meio de momentos como este — além de uma rede de proteção, programas e benefícios sociais — que conseguimos transformar a vida desse público no DF”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Thiago Aguiar, educador social do Cecon Parada e organizador do Grupo +Vida, explica que o foco do projeto é trabalhar o corpo por meio de movimentos funcionais ao ritmo de músicas, prática conhecida como hitbox. “É uma das atividades preferidas dos idosos, pois envolve música e interação afetiva”, disse. “Esse é um público bastante participativo, e percebemos o quanto essas ações são transformadoras. Muitos chegaram aqui enfrentando diferentes problemas pessoais e estão superando esses desafios. O impacto é extremamente positivo”.
Ainda em Taguatinga, o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas (Saipi) Casa Viva iniciou a comemoração ao meio-dia com um almoço especial. Em seguida, houve palestra sobre envelhecimento saudável, ministrada por Nadja Oliveira, assistente social da Central Judicial do Idoso do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Também houve bingo e celebração dos aniversariantes do mês.
O Saipi Casa Viva é um dos serviços de acolhimento institucional para idosos oferecidos pela Sedes-DF. Destinado a homens a partir de 60 anos, tem como objetivo proporcionar abrigo temporário para aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Em São Sebastião, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo, participou de uma ação conjunta entre o Centro de Convivência e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), voltada para cerca de 100 idosos e 20 adolescentes. A iniciativa abordou a questão da violação de direitos, promovendo conscientização e diálogo sobre o tema.
Os 16 Cecons do DF executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organizando atividades para diferentes faixas etárias. O objetivo é possibilitar interação e troca de experiências. Para os idosos, as ações incentivam o envelhecimento saudável, estimulando memória, capacidade cognitiva e valorização das histórias de vida, além de fortalecer a saúde mental, física e emocional. O acesso ao serviço ocorre por encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Uma ação conjunta entre o Centro de Convivência e o Creas de São Sebastião abordou a questão da violação de direitos
A data
O Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em 1º de outubro. Instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, passou a ser comemorado a partir de 1991, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento, reconhecer a importância dos idosos na comunidade e assegurar que tenham vida com dignidade, saúde e direitos.
A data também coincide com a promulgação do Estatuto do Idoso no Brasil, em 1º de outubro de 2003, que garante direitos e proteção às pessoas com 60 anos ou mais.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)