O catador de materiais recicláveis Roque Júnior Pinheiro, 21 anos, viu, nesta sexta-feira (12), a oportunidade de cuidar do que muitas vezes é deixado em segundo plano: a saúde. Ele recebeu quatro vacinas contra tétano, febre amarela, hepatite e tríplice viral em uma ação educativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho no DF (MPT-DF).
Para ele, a presença das equipes de saúde no ambiente de trabalho representa um cuidado concreto com a categoria. “Ter esse atendimento aqui é mais do que importante, porque a gente vive exposto a riscos e nem sempre consegue tempo para atualizar o cartão de vacina”, afirmou.
Intitulada como Saúde do Catador e da Catadora de Materiais Recicláveis e voltada a trabalhadores que atuam na Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop-DF), a iniciativa tem como objetivo reforçar a prevenção e a promoção da saúde dessa população.
A catadora Adriana Correa, 43, também participou da atividade e passou por uma triagem auditiva. “Muitos não têm tempo nem condições de ir a uma unidade de saúde, então trazer esses serviços para o trabalho facilita e ajuda a manter a saúde em dia”, afirmou. A ação conta ainda com o apoio de instituições como a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan).
Prevenção e cuidado
Equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Estrutural e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SES-DF ofereceram, na última terça (9) e nesta quinta-feira (11), vacinação do calendário adulto, kits odontológicos com orientações de escovação e uma roda de conversa sobre saúde mental. Também foram realizados serviços de triagem auditiva e mapeamento de risco por alunos da UnB.