Com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde dos animais sob seus cuidados, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) agora conta com um brete de treinamento exclusivo para elefantes. Por meio do novo equipamento, construído sob as medidas dos elefantes da FJZB, é possível realizar procedimentos veterinários e análises clínicas sem a intervenção anestésica.
Os treinamentos são realizados pelo Núcleo de Bem-Estar Animal, em conjunto com os cuidadores do setor, e ocorrem duas vezes por semana, com duração de aproximadamente 45 minutos | Fotos: Divulgação/Zoo Brasília
Para isso, são realizados treinamentos duas vezes por semana por uma equipe híbrida, composta por biólogos, médicos veterinários e cuidadores de animais. Para que os animais atinjam o comportamento esperado pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), a técnica adotada é a condicionamento operante com reforço positivo.
[Olho texto=”“Além de tornar o treinamento mais seguro, tanto para nós quanto para os animais, o brete nos dá muitas possibilidades de desenvolver inúmeras tarefas com os elefantes”” assinatura=”Marisa Carvalho, bióloga e chefe do Núcleo de Bem-Estar Animal” esquerda_direita_centro=”direita”]
Toda vez que o animal realiza o movimento solicitado, como dar a pata para os cuidados de suas unhas ou a orelha para facilitar a colheita de sangue, uma recompensa alimentar é fornecida. Caso o animal não o execute, não ocorre nenhuma punição. A bióloga e chefe do NBEA, Marisa Carvalho, explica a importância do brete e dos treinamentos na garantia da qualidade de vida do animal.