21/05/2020 às 16:36, atualizado em 21/05/2020 às 16:40

Brasília Ambiental lança publicação sobre chuvas no DF

Boletim Precipitação poderá subsidiar estudos e efeitos ambientais vinculados à pluviosidade, como incêndios florestais, enchentes e poluição do ar

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Acordo de cooperação técnica prevê a instalação de mais estações telemétricas | Foto: Brasília Ambiental / Divulgação

A Superintendência de Fiscalização do Brasília Ambiental (Sufam), por meio da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento, lançou a primeira edição do Boletim Precipitação online, que mostra uma análise mensal das chuvas no Distrito Federal. O documento tem linguagem simples, de fácil interpretação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A publicação leva ao conhecimento geral dados diários do volume de chuvas nas estações medidoras e um espaço dedicado aos destaques do mês. São informações relativas à quantidade de chuvas e ao local que registrou a maior precipitação mensalmente e, também, em um único dia.

O boletim poderá subsidiar outros estudos e efeitos ambientais vinculados à pluviosidade, a exemplo de incêndios florestais, enchentes e poluição do ar.

“Para se ter uma ideia, a incidência e extensão de incêndios florestais em 2018 foi menor, pois foi um ano de maior pluviosidade. Já em 2019 ocorreram mais incêndios devido às chuvas extras de 2018, que favoreceram maior crescimento da vegetação, com mais material combustível combinado com o aspecto de ter sido um ano mais seco”, esclareceu o diretor de Emergência, Riscos e Monitoramento, Sandro de Lima.

Para o exemplar de lançamento, referente ao mês de abril de 2020, foram coletados dados de 21 estações pluviométricas/climáticas espalhadas pelo DF. Futuramente, essa análise terá ainda mais representatividade quando estiver em vigor acordo de cooperação técnica do Brasília Ambiental com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Universidade de Brasília (UnB) que prevê a instalação de mais estações telemétricas.

A periodicidade do Boletim será mensal, com exceção ao período de estiagem, devido à óbvia ausência do registro de chuvas. Todas as edições da publicação ficarão disponíveis no site do Brasília Ambiental, no menu Informações Ambientais – Tempo e Clima.

* Com informações do Instituto Brasília Ambiental