04/05/2022 às 15:01, atualizado em 04/05/2022 às 16:43

Dúvidas sobre questões ambientais? Participe da ouvidoria itinerante

Serviço é oferecido nesta quinta (5), em Sobradinho, no âmbito do projeto Cidade da Segurança Pública

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto Brasília Ambiental fará, nesta quinta-feira (5), em Sobradinho, sua primeira ouvidoria itinerante do ano. A atividade, coordenada pela Unidade de Educação Ambiental do instituto, faz parte da programação do projeto Cidade da Segurança Pública (CSP), desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a participação de vários órgãos.

“A atuação conjunta de órgãos, não apenas da Segurança Pública, mas do governo do DF como um todo, é uma forma de atender mais facilmente às demandas de cada região, já que a Cidade da Segurança é um projeto itinerante, ou seja, atuamos de forma horizontal, mais próximo da população”, afirma o titular da SSP-DF, Júlio Danilo.

[Olho texto=”Poluição sonora foi o item mais citado nas reclamações enviadas à ouvidoria do Brasília Ambiental no primeiro trimestre deste ano” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O ouvidor do Brasília Ambiental, Alan Ferreira, lembra que a participação do instituto no projeto tem o objetivo de dar continuidade à campanha educacional da ouvidoria sobre poluição sonora e maus-tratos a animais, além de atendimento ao cidadão. “Existe um grande esforço institucional a fim de aumentar os índices de resolutividade da autarquia no qual todos têm buscado um alinhamento estratégico”, diz.

Segundo o chefe da Unidade de Educação Ambiental do instituto, o foco das ações de será o plantio, transporte e venda ilegal de madeiras. No segundo dia do evento, haverá um bate-papo para discutir esse assunto. “É uma temática inédita para nós”, afirma o gestor.  “Quando compramos um móvel de madeira, perguntamos de onde ela é procedente ou qual o verdadeiro impacto da venda de madeira no desmatamento e/ou na perda de biodiversidade?”

Resultados

O ouvidor do Brasília Ambiental ressalta o papel do instituto na busca de melhorias na prestação e serviço entregue à população do DF: “Existe um grande esforço institucional a fim de aumentar os índices de resolutividade da autarquia, no qual todos têm buscado um alinhamento estratégico, visando ao aperfeiçoamento do serviço prestado e a garantia da satisfação do cidadão”.

Os números mostram que o trabalho do instituto já colhe resultados. O índice de resolutividade das demandas recebidas pelo Brasília Ambiental via ouvidoria primeiro trimestre de 2022 foi de 35% – o que representa crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o instituto, o índice de satisfação dos demandantes em relação à resposta do órgão ambiental também apresentou crescimento significativo – no primeiro trimestre de 2021, foi de 18% e, no mesmo período deste ano, subiu para 42%. Só neste primeiro semestre, foram registradas 2.113 manifestações na ouvidoria, 85% das quais sobre poluição sonora.

*Com informações do Brasília Ambiental