19/06/2024 às 13:10

Ouvidoria do IgesDF realiza visita técnica ao Hospital da Criança de Brasília

Encontro busca aprimorar canais de comunicação e atendimento e fortalecer a transparência institucional

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Representantes da ouvidoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) realizaram, na última semana, uma visita técnica de benchmarking ao Hospital da Criança José Alencar (HCB). O objetivo foi avaliar as práticas de uma ouvidoria ativa realizada no Hospital da Criança, que inclui um setor de relacionamento com o usuário, um canal de denúncia próprio e independente do Participa DF, um canal para funcionários internos e a escuta ativa com pacientes.

O IgesDF também apresentou suas boas práticas, como o Café com Ouvidoria e a apresentação de relatórios analíticos. Entre os presentes estavam Leonardo Maciel, coordenador de transparência e ouvidoria, Margarete Araújo, ouvidora do Hospital de Base do DF (HBDF), Fabrícia Moraes, ouvidora do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), e Luciana Parente, ouvidora das unidades de pronto atendimento (UPAs). Eles foram recebidos pelos responsáveis pela Ouvidoria e Compliance do HCB, Danilo Martins, e Cínthia Tufaile.

Luciana Parente, ouvidora das UPAs; Fabrícia Moraes, ouvidora do HRSM; Cínthia Tufaile, DPO e Compliance do HCB; Leonardo Maciel, coordenador de Transparência e Ouvidoria do IgesDF; Margarete Araújo, ouvidora do Hospital de Base; e Danilo Martins, ouvidor do HCB | Foto: Divulgação/IgesDF

“Recebemos com grande satisfação a Ouvidoria do IgesDF, um momento de troca de experiências e fortalecimento das nossas boas práticas de compliance e transparência institucional”, disse Danilo Martins.

Leonardo Maciel, coordenador de Transparência e Ouvidoria do IgesDF, destacou a importância do encontro: “Sabiamente o HCB e o IgesDF assumem uma natureza jurídica de organização social, e isso lhes confere semelhança até mesmo no que diz respeito aos trâmites de manifestações de ouvidoria”.

Referências

Benchmarking é uma expressão derivada da palavra benchmark, que em português significa referência. Trata-se de uma análise das empresas que são referência no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou marca.

A prática do benchmarking é comum no IgesDF, onde os setores estão sempre em busca de referências e de bons exemplos para um atendimento mais efetivo. No mês passado, em 14 de maio, Leonardo Maciel e Thyerys Almeida, chefe da Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), visitaram a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O objetivo foi também buscar informações construtivas no relacionamento e tratamento com os usuários e clientes, trocando experiências e realidades distintas de atuação.

O ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, e sua equipe, apresentaram o funcionamento da Ouvidoria, destacando suas instâncias de tratamento, comunicação com os clientes, efetividade na resolução de problemas, redução de custos, múltiplos canais de registro de manifestações e o uso de dashboards e painéis de Business Intelligence (BI). Eles também ressaltaram a proximidade com a alta direção e a entrega de informações para a formulação de planos de ação e decisões gerenciais.

“A prioridade da Ouvidoria é valorizar as manifestações dos cidadãos, colocando-os no centro das discussões e buscando sempre a melhoria do atendimento. Este foco na transparência e na escuta ativa é essencial para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e garantir a satisfação dos usuários”, destaca Maciel.

*Com informações do IgesDF