09/10/2024 às 14:13

SLU lança atualização da Carta de Serviços com foco em acessibilidade e linguagem simples

É o primeiro documento do GDF que inclui versão em áudio e recursos digitais para promover inclusão e facilitar acesso aos serviços

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) lançou uma versão atualizada de sua Carta de Serviços ao Cidadão. Coordenada pela Ouvidoria do SLU e elaborada por uma comissão de servidores de diversos setores, a nova Carta oferece informações detalhadas e ilustradas sobre os serviços prestados e inclui, pela primeira vez, uma versão em áudio para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura.

Utilizando ilustrações, linguagem simples e recursos tecnológicos como links clicáveis e QR codes, o documento busca facilitar o acesso dos cidadãos às informações. A disponibilização do texto em formato de áudio é uma das grandes novidades, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo. A playlist com os capítulos e serviços da Carta está disponível no YouTube.

Utilizando ilustrações, linguagem simples e recursos tecnológicos como links clicáveis e QR codes, o documento busca facilitar o acesso dos cidadãos às informações | Foto: Divulgação/SLU

Para o ouvidor do SLU, Thiago Viveiros, uma das missões da Ouvidoria é garantir aos cidadãos o acesso a informações corretas e de qualidade. “O SLU conta com excelentes iniciativas e uma gama de serviços de alcance e qualidade incomparáveis, mas é necessário que a população aprenda e descubra como utilizá-los adequadamente, e a Carta de Serviços é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo”, afirmou.

O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, reforçou o compromisso da autarquia em tornar os serviços mais transparentes e acessíveis. “A atualização da nossa Carta de Serviços visa aproximar o SLU da população, facilitando o acesso às informações e mostrando de forma simples e direta como usar os nossos serviços. Nosso objetivo é que todos os cidadãos conheçam e saibam como solicitar os serviços disponíveis de forma prática e acessível”, destacou.

A Carta de Serviços traz, ainda, informações sobre o aplicativo “SLU Coleta DF”, que auxilia os cidadãos a acompanhar os dias e horários da coleta de resíduos em suas regiões. Além disso, aborda temas como logística reversa, incentivando o descarte adequado de resíduos, e oferece orientações sobre o atendimento da Ouvidoria do GDF e as formas de acesso ao Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).

Como acessar a Carta de Serviços do SLU

A Carta de Serviços do SLU está disponível no site da autarquia e é sempre divulgada e encaminhada aos usuários/cidadãos que utilizam os serviços e canais da Ouvidoria do SLU.

Todos são convidados a acessá-la para conhecer melhor os serviços oferecidos e as formas de utilizá-los:

Carta de Serviços ao Cidadão do SLU
– Ouvidoria: Telefone 162 ou www.participa.df.gov.br.
– Carta de Serviços em Áudio: Playlist no YouTube

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)