Em clima de fim de ano, os brasilienses têm se organizado nos últimos dias para garantir o presente de Natal para amigos e familiares. Segundo pesquisa do Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) a expectativa é que cerca de R$ 992 milhões sejam movimentados nas vendas de Natal de 2024, impulsionando significativamente o setor varejista, um crescimento de até 9% nas vendas em relação ao ano passado.
Entre os fatores de aumento nas vendas estão o valor médio do tíquete de 14,8%, de R$ 345,26 em 2023 para R$ 396,67 neste ano. O segundo fator é a alta na intenção de compra dos consumidores, com 85,9% do público com a intenção de compra, contra 64,5% no ano passado, segundo o estudo.

Mais de 85% dos brasilienses pretendem ir às compras neste fim de ano | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
“Esse crescimento abrange todos os segmentos empresariais de Brasília, desde a indústria até o comércio. A venda de produtos e serviços têm um impacto direto na economia local, o que possibilita ao governo aumentar investimentos em obras, programas sociais e outros serviços à população”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Thales Mendes.
Segundo ele, os investimentos realizados pelo governo também têm contribuído diretamente para a geração de empregos. “Qualificamos quase 25 mil pessoas por meio do programa QualificaDF, preparando-as para a ampliação do mercado de trabalho. A expectativa é positiva, pois isso resulta em maior arrecadação e aumento na taxa de empregabilidade”, completou Mendes.
Otimismo no comércio
Entre os comerciantes, segundo a Fecomércio, 77% dos lojistas se mostraram otimistas, esperando vendas superiores às de 2023, enquanto 18,8% preveem um desempenho similar e 4,2% projetam uma queda nas vendas. Apesar da expectativa de crescimento menor, 2024 registra o segundo melhor desempenho nos últimos oito anos.
A lojista Conceição Pereira, 54, passou a investir na cultura dos Funko Pop, bonecos colecionáveis de personagens da cultura pop, que têm se popularizado nos últimos anos
Confiante no aumento das vendas, Damião Leite, presidente da Cooperativa de Produção e Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados de Brasília (Cooperfim), começou a abrir o estabelecimento também às segundas-feiras. “Estamos vendo o aumento no fluxo de clientes e, com o pagamento da última parcela do 13º salário, esperamos que as compras se intensifiquem nos próximos dias”, comemora. O empreendedor também espera a visita de pessoas de outros estados na capital. “Nesse momento é comum vir turistas para passar o Natal com familiares e ao aproveitar para conhecer a cidade, visitam a Feira dos Importados”.
Opções atrativas
Seguindo as tendências do mercado, a lojista Conceição Pereira, 54 passou a investir na cultura dos Funko Pop, bonecos colecionáveis de personagens da cultura pop, que têm se popularizado nos últimos anos. “Há quatro anos, meus principais produtos eram videogames, mas, com a queda da demanda, decidi apostar nos Funko Pops. As vendas aumentaram, especialmente em datas comemorativas”, contou Conceição, que também aposta no atendimento personalizado para atrair clientes. “A gente tem que conquistar a clientela, mostrar bem o produto e ser educado com todos”, opina Conceição.
