A cada treino realizado no Centro de Capacitação Física (Cecaf), no Setor Policial Sul, o time de dodgeball do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) fortalece a trajetória que o transformou em referência nacional e internacional na modalidade. Inspirado na tradicional queimada, o esporte dinâmico e estratégico conquistou espaço na corporação e já rendeu participações em competições de alto nível ao redor do mundo.
Agora, os militares se preparam para um novo desafio: representar o Brasil no World Police and Fire Games, que será realizado em julho deste ano, no Alabama, Estados Unidos.

O time de dodgeball do Corpo de Bombeiros treina para representar o Brasil no World Police and Fire Games, em julho, nos Estados Unidos | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
A história do dodgeball no CBMDF começou em 2022, quando a equipe participou pela primeira vez dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, em Rotterdam, na Holanda. O esporte, então, ganhou força entre os militares e, no ano seguinte, o time voltou a competir em nível internacional, disputando o torneio em Winnipeg, no Canadá.
Ainda em 2023, fora do âmbito da corporação, a equipe integrou a delegação brasileira no Campeonato Pan-Americano de Dodgeball, na Argentina, onde as mulheres ficaram em 4º lugar e as equipes masculina e mista alcançaram a 5ª posição.

O CBMDF tem time de dodgeball desde 2022, quando os militares participaram pela primeira vez dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, na Holanda
Dedicação e crescimento
Segundo o major Marcelo Godoy, o interesse surgiu de forma espontânea justamente durante o torneio de Rotterdam. “Montamos um time amador na época, mas o dinamismo do dodgeball nos cativou. Desde então, a modalidade não só cresceu na corporação, como também nos levou a resultados expressivos em torneios internacionais”, explica.
