“A ETR devolveu a esperança de que a paz vai voltar ao campo”. O discurso emocionado de Francisco Soriano, produtor rural e presidente do Conselho Regional Rural de São Sebastião, marcou a comemoração do aniversário de 1 ano da Empresa de Terras Rurais do Distrito Federal (ETR), realizado na Fundação Casa Cerrado, na presença de todos os colaboradores da empresa. Subsidiária integral da Terracap, a entidade foi criada em maio de 2023 com o objetivo de gerir as terras públicas rurais do DF, com foco na regularização fundiária dessas áreas.
A ETR foi criada para dar celeridade às regularizações fundiárias, centralizando o atendimento ao produtor rural | Fotos: Daniel Santos/Terracap
A missão da ETR é dar celeridade à regularização, centralizando o atendimento ao produtor rural e simplificando o fluxo do processo de regularização. Em apenas um ano de criação, a ETR publicou sete editais de chamamento para regularização e aprovou 380 contratos de concessão de direito de uso (CDU) a produtores rurais com ocupações históricas no DF. Além disso, realizou o diagnóstico situacional da regularização rural, com a criação de uma base de dados própria; revisou a legislação atual e, ainda, a definição dos fluxos do processo de individualização de matrículas e de análise do uso do solo; e fez inúmeras visitas in loco para sensibilizar o produtor acerca do procedimento de regularização.
“Construímos nossa história nesses 365 dias de ETR; conseguimos levar a paz para muitos homens do campo por termos ‘amarrado as camisas’, trabalhado duro e, frente às dificuldades e desafios, não termos parado. Cada conquista é conjunta, não existe colheita sem a participação de todos”, sintetizou o presidente da ETR, Candido Teles.