Como parte de uma ação integrada de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate aos incêndios florestais, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estabeleceu uma força-tarefa para investigar os recentes incêndios de origem suspeita que têm atingido a vegetação do DF. A Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema) centraliza as investigações dos incêndios florestais.
A ação institucional também conta com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), das delegacias circunscricionais e da perícia da Seção de Incêndio e Explosão (Sinex), do Instituto de Criminalística (IC/PCDF). O trabalho é realizado em conjunto com outros órgãos do GDF para garantir uma resposta rápida e eficaz na identificação e responsabilização dos autores dos crimes ambientais.
Dados da PCDF apontam que, entre os meses de julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023 | Foto: Divulgação/PCDF
Dados da PCDF apontam que, entre os meses de julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023. Nesses três meses de 2024, foram contabilizados 24 casos, comparados aos 13 do mesmo período de 2023.