Por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSPDF), nesta quinta-feira (18), o Ministério Público Militar (MPM) passa a fazer parte do Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Distrito Federal (SISPDF).
A parceria tem como objetivo ampliar o compartilhamento seguro de informações estratégicas, intensificar a prevenção e o combate à criminalidade e reforçar a proteção à vida e ao patrimônio.
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a formalização é estratégica. “Este é mais um passo importante em direção à integração e ao fortalecimento das ações de inteligência, que é a base para uma política de segurança pública moderna e efetiva. Cada vez que unimos esforços com órgãos de relevância nacional, como o Ministério Público Militar, reforçamos a capacidade de proteger a população. Essas parcerias são fundamentais para enfrentar os desafios complexos da criminalidade, garantir a aplicação da lei e, sobretudo, assegurar a vida e o patrimônio da população. O DF é hoje referência em articulação interinstitucional, e a assinatura deste acordo é mais um passo nesse caminho”, completou.
Com a adesão do MPM, o Sistema fortalece sua capacidade de atuação, especialmente no monitoramento de fenômenos criminais e na proteção de dados sensíveis.
O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, reconhece a importância da parceria. “Precisamos abrir o leque de parcerias e ir além do tradicional. É fundamental dialogar e nos aproximar não apenas das Forças Armadas, mas também da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública e de todas as instituições que atuam no GDF e em todo o Brasil. Não podemos estar à margem desses órgãos, porque todos nós, como servidores públicos, temos um dever inegociável: servir à sociedade", ressaltou.